Mulher negra de cabelo crespo e homem branco com barba e óculos olhando para smartphone e sorrindo. Texto: Quer vencer uma licitação? O Fujioka Distribuidor te dá uma mão.

Licitação: tudo o que você precisa saber para vencer a competição

Em janeiro deste ano, tornou-se vigente a Lei nº 14.133/2021. Se você é licitante ou pretende se tornar um, fique neste texto até o fim que ele foi escrito para você. Confira: 

  • O que a Lei nº 14.133/2021 diz? 
  • O que é licitação? 
  • Quem pode ser licitante? 
  • Por que participar de licitação? 
  • Como funciona a licitação  
  • Consultoria especializada para licitadores do Fujioka Distribuidor 

O que a Lei nº 14.133/2021 diz? 

Essa lei estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Planalto).  

Em outras palavras, todas as licitações passaram a seguir um novo modelo, que tem como objetivo padronizar, modernizar e tornar esses processos mais acessíveis e eficientes, além de trazer incentivo à inovação e ao desenvolvimento sustentável. 

Exemplo disso é que foi criado o portal nacional de contratação pública para divulgação de novos editais e todas as informações necessárias para cadastro, inscrição e atualizações, além da realização das contratações. 

O que é licitação? 

A licitação é um procedimento adotado pela administração pública para contratar bens e serviços.

Os critérios utilizados para avaliação e seleção são definidos pela entidade responsável pelo processo e se baseiam na necessidade delas. São comuns: prazo de entrega, melhor custo-benefício, confiabilidade e eficiência, etc.  

Quem pode ser licitante? 

De forma geral, qualquer um pode concorrer a licitações, desde que o interessado esteja devidamente cadastrado nos portais governamentais. Desde pessoas físicas, e microempreendedores até empresas de grande porte. O importante é que o interessado seja fornecedor de produtos e serviços que podem ser vendidos ao governo e que preencha os requisitos dos editais.  

Por que participar de licitação?  

Participar de licitações traz grandes oportunidades de crescimento, vendas e lucros para sua empresa, pois o governo é um cliente que NUNCA deixa de comprar.

Fonte estável de renda 

Vale lembrar que as licitações têm valores variados, algumas chegam a ofertar milhões. Além do lucro, que por si só já garante o enriquecimento e o crescimento da empresa, os licitantes contemplados podem contar com certa estabilidade financeira, devido aos contratos registrados de 12 meses. 

Isso porque os contratos são feitos com entidades públicas, e os pagamentos seguem cronogramas definidos pelo próprio edital.

Assim, o licitante pode contar com aquele valor de forma a não ficar à mercê de variações econômicas ou sazonais. Isso significa que é possível economizar e se organizar financeiramente para ações futuras e momentos de imprevistos e crises. 

Credibilidade e reconhecimento 

Ao vencer a competição, o licitante enriquece seu portfólio e fortalece sua autoridade na sua área de atuação, tornando-se uma referência entre a concorrência. Para Governo, isso sinaliza confiabilidade para negócios, uma vez que cumpre requisitos e padrões de qualidade definidos pela própria administração pública. 

Transparência e competição igualitária 

Convenhamos: posicionar uma empresa/negócio entre uma concorrência já estabelecida não é fácil. Por isso, esses editais dão oportunidade para pequenas empresas e novos fornecedores competirem de forma justa, incentivando-as a transformarem sua realidade e conquistarem seu espaço no mercado. 

O processo é transparente, de forma que os participantes podem acompanhar cada decisão da administração pública, desde a publicação do edital à homologação do contrato.  

📚 Outras leituras:

Como funciona licitação  

Entenda como funciona o processo de licitação em 5 etapas de forma simplificada. 

  1. O edital é publicado. Nele, são especificadas as necessidades e objetivos do órgão público responsável — seja aquisição de produtos ou serviços — e a lista de requisitos e documentação que o licitante deve preencher; 
  1.  Ciente de todas as especificações do edital, o licitante realiza a organização/checklist de toda a documentação. Nessa etapa, ele faz a apresentação de propostas e lances (se for o caso); 
  1. Findado o prazo do certame, a licitação segue para a etapa de habilitação. Nessa, a documentação anexada pelo licitante que ficou em primeiro lugar será analisada, selecionada e/ou desclassificada conforme critérios estabelecidos; 
  1. A relação de candidatos contemplados é divulgada. Aqueles que não concordam com os resultados podem entrar com recurso. É importante que cumpram com o prazo especificado para essa etapa. É importante que cumpram com o prazo especificado;
  2. Em seguida, a licitação segue para assinatura do contrato entre órgão/licitante;
  3. Após assinatura do contrato, acontece a homologação definitiva com o nome dos licitantes ganhadores.    

🎯 O Fujioka Distribuidor oferece consultoria especializada para licitadores:

  • Elaboração e envio de cotação/negociações diretamente ao cliente;
  • Pesquisa e levantamento de preços do produto licitado;
  • Tratativa com a indústria para aquisição de novos produtos;
  • Acompanhamento da negociação à entrega do produto;
  • Identificação das modalidades existentes em que o cliente está concorrendo;
  • Consultores especializados de acordo com a ficha técnica da licitação;
  • Propsecção de novos clientes.

Consulte os melhores preços: