Dia do Frete Grátis: vale a pena participar?

Se em maio teremos o Dia das Mães e Dia do Orgulho Geek com um público altamente engajado e boas margens de lucro, no fim de abril teremos outra data imperdível: o Dia do Frete Grátis. 

No texto de hoje, você tudo sobre esse assunto: 

  • Como surgiu o Dia do Frete Grátis? 
  • Quando é o Dia do Frete Grátis em 2024
  • Por que participar dessa data?
  • Frete grátis dá prejuízo para a empresa? 
  • Como aproveitar o Dia do Frete Grátis para vender mais

Como surgiu o Dia do Frete Grátis? 

Originalmente nomeada com Free Shipping Day, a data surgiu em 2008 nos Estados Unidos. Ela acontece entre a Black Friday e o Natal e tem como objetivo queimar o estoque da primeira data e aquecer o mercado para a segunda. 

Quando é o Dia do Frete Grátis em 2024 

Aqui no Brasil, o Dia do Frete Grátis tem finalidade um pouco diferente. Como abril é um mês “parado” para o comércio, sem datas comemorativas, o dia do Frete Grátis acontece na última semana como um incentivo para o consumidor movimentar o comércio. 

Neste mês, o Dia do Frete Grátis caiu no dia 28 de abril, no domingo, o que é uma ótima oportunidade para aproveitar durante o fim de semana todo. 

Por que participar dessa data? 

Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, o momento mais decisivo para o consumidor concluir uma compra online é quando ele já cumpriu com todas as etapas anteriores e chega o momento de calcular o frete. 

Isso porque muitas vezes acontece uma quebra de expectativa muito grande entre o que pretendia pagar e o novo valor com frete incluso. Ainda de acordo com a pesquisa, 66% abandonam o carrinho de compras quando essa expectativa é frustrada. 

Esse fenômeno é tão recorrente que já virou tema de meme entre internautas: 

📍 Via de mão dupla: oportunidade para comerciante e cliente. 

Dessa forma, o Dia do Frete Grátis surge para estimular o comércio dando ao consumidor exatamente aquilo que ele quer. A princípio pode parecer unilateral, mas essa data se revela uma oportunidade não apenas de aquecer as vendas, como também de: 

Ser descoberto por nova audiência 

Não tem erro: ao oferecer condições que são de interesse dos consumidores, você desperta o interesse e a curiosidade sobre sua empresa. E não apenas isso, como também aumenta a margem de escolha do cliente em relação aos concorrentes que não aderiram ações específicas para a data. 

Fidelizar clientes 

Junto com o crescimento do e-commerce, cresce também a quantidade de golpes com falsas lojas online. Esse fenômeno acaba causando a desistência de parte dos consumidores, devido à sensação de insegurança e medo de ser vítima de fralde. 

Dessa forma, ao entregar exatamente o que promete, você mostra compromisso, ética e seriedade, valores que cliente que se preza não abre mão. Uma vez que um consumidor tem uma experiência positiva, pode ter certeza: ele não apenas repetirá, como fará uma divulgação orgânica para pessoas próximas. 

E essas é uma das melhores e mais eficazes divulgações que você consegue de forma orgânica. 

Fazer retargeting 

Estamos falando do mesmo ambiente virtual em que carrinhos são abandonados na última etapa por causa do frete, certo?  

Então nada mais justo que, ao retirá-lo, o consumidor se sinta motivado a concluir a compra. O nome disso é retargeting: reengajar e reestabelecer o relacionamento com uma audiência que já é sua.  

Esvaziar o estoque 

Se um dos objetivos da data é movimentar o comércio, então o resultado de uma campanha bem-sucedida é vender tanto que o estoque terá de ser renovado na segunda-feira seguinte à data. 

Frete grátis dá prejuízo para a empresa? 

A resposta sincera é: depende. 

A data existe com um único objetivo: oportunizar consumo e vendas. Entretanto, o sucesso depende da estratégia adotada no planejamento. Quais decisões a empresa toma e como o cronograma de ações é cumprido. 

Por ser uma data cujo foco é um benefício para o consumidor, e não na empresa, o cuidado no planejamento precisa ser redobrado para que a execução não seja comprometida e o resultado vire um tiro no pé. 

É por isso que o Fujioka Distribuidor te traz dicas de como aproveitar o Dia do Frete Grátis da forma correta, sem correr o risco de ter prejuízos. 

Como aproveitar o Dia do Frete Grátis para vender mais 

Se você é leitor assíduo do Blog, já sabe que é necessário fazer um planejamento detalhado com cada etapa de execução, orçamento definido para divulgação, cronogramas de ações. Etc. 

Além disso, também já sabe qual é a dinâmica do e-commerce. Mas caso seja sua primeira vez por aqui, é recomendado que leia os textos para pegar todas as dicas que o Fujioka Distribuidor disponibilizou: 

Dito isso, segue o passo a passo de hoje: 

1 – Prepare a audiência 

Em outras palavras: divulgue com antecedência. Faça um orçamento exclusivo para ações de divulgação e selecione com cuidado quais canais de comunicação da empresa serão utilizados para essa campanha. 

Para isso, é importante considerar qual audiência é foco da sua campanha. O Ideal é aproveitar o dia o Frete Grátis para furar a bolha e alcançar novas pessoas e notificar o público que já acompanha a marca dessa oportunidade de adquirir novos produtos/serviços.

Mas a decisão depende do limite orçamentário e do foco da marca. 

2 – Precifique os produtos da forma correta 

Ao retirar o preço do frete, considere que quem arca com a taxa de deslocamento e entrega será a própria empresa. Por isso, é importante calcular um valor por produto que seja esteja de acordo com esse custo.  

Além disso, fazer parcerias com empresas especialistas em logística pode ser uma alternativa eficaz para garantir preços menores e maior lucro. 

3 – Defina limites 

Pelo menos 4 critérios podem ser usados para delimitar sua campanha: localidade, período, preço mínimo e público contemplado. 

  1. Localidade: mapeie uma área geográfica específica para ser contemplada. Se sua loja é física e o público é a vizinhança local, não faz sentido que atenda todo estado, por exemplo. Da mesma forma se é virtual, mas o público de maior alcance e engajamento está em apenas no estado de Goiás, ofertar o benefício para o país todo pode causar prejuízos ao invés de lucros. Mesmo que o objetivo seja expandir o atendimento para um perímetro maior, ainda vale fazer uma delimitação lugares específicos; 
  2. Período: defina qual será a quantidade de dias que a ação estará vigente: a semana toda? Apenas durante o fim de semana ou só no Dia do Frete Grátis? Essa decisão varia conforme o tamanho da sua marca e o quanto está disponível no caixa para a campanha; 
  3. Preço mínimo: para que o consumidor tenha acesso ao benefício, ele deve consumir até o valor X, exemplo: “Em compras de R$ 200,00, o frete é grátis”. Assim, ele tem um incentivo para gastar mais e a empresa garante um caixa maior para si; 
  4. Público contemplado: se o orçamento está limitado, você pode focar apenas em um público só, ofertando frete grátis para a primeira compra ou apenas para pessoas que abandonaram o carrinho.  

O Fujioka Distribuidor dá o exemplo. 

Aqui a gente ensina a fazer fazendo. Além de ofertar frete grátis + 7% de desconto na primeira compra com o uso do cupom PRIMEIRACOMPRA, também aderimos ao Dia do Frete Grátis.  

Nossa campanha começa dia 25 e vai até dia 30. A promoção é válida para compras acima de R$ 500,00, que também é o preço mínimo para qualquer compra. Qualquer pessoa com CNPJ ou MEI pode participar. Cadastre-se ou acesse o site e confira. 

Boas vendas! 

Semana do frete grátis. Pague mais barato com seu CNPJ nos melhores produtos das melhores marcas. Frete grátis em compras acima de R$ 500,00.  Pack de produtos de tecnologia.  Botão: aproveitar no site.