Como ter sucesso nas vendas do seu e-commerce fujioka distribuidor black friday

Como ter sucesso nas vendas do seu e-commerce

A pandemia moldou de forma definitiva o comportamento de muitos clientes, que hoje dão preferência às compras online no lugar das tradicionais lojas físicas. Isso acontece por vários motivos, sendo a comodidade e o preço acessível os mais atrativos deles.

Para comerciantes e empresários que oferecem produtos e serviços pela internet, esse fenômeno se mostra uma ótima oportunidade de crescimento. Entretanto, para aqueles que já tinham uma loja física ou para os que estão começando seu negócio agora, a migração e/ou domínio dos meios digitais pode ser interpretado como um desafio.

Se esse é o seu caso, não se preocupe. Apresentaremos o que é e-commerce, como ele funciona, as tendências de e-commerce no Brasil e dicas de como ter sucesso nas vendas pela internet.

O que é e-commerce e como ele funciona?

E-commerce — comércio eletrônico em português — como o nome já diz, refere-se às empresas que funcionam totalmente online. De forma geral, o contato do consumidor com esses negócios acontece em cinco etapas:

  • 1. O cliente entra no site;
  • 2. Visita o catálogo;
  • 3. Seleciona os produtos desejados, colocando-os na seção chamada “Carrinho”;
  • 4. Escolhe a forma de pagamento desejada;
  • 5. Finaliza a compra e acompanha a trajetória do produto até a entrega.

Nesse processo, o único contato físico que o consumidor tem com a empresa vendedora é na entrega, sendo ele responsável até mesmo pela montagem e ou instalação do produto, se necessário.

Vantagens do e-commerce

Como já foi dito, o consumidor se beneficia com esse tipo de compra e, naturalmente, ele não é o único. Para o comerciante, por exemplo, ter um negócio totalmente digital representa uma economia significativa em custos como aluguel e manutenção de um espaço físico. Como consequência, o ROI  — retorno sobre investimento — é mais alto do que seria em um comércio tradicional.

Outra vantagem é que o mercado digital possibilita um alcance maior de vendas. Isso significa que, diferente uma venda que faz sucesso em um determinado bairro ou cidade, uma loja on-line pode ofertar seus serviços e produtos para qualquer território que seja conveniente.

A disponibilidade é outro ponto positivo. Um comércio disponível para vendas 24h durante os sete dias da semana garante muito mais lucro do que aqueles que ficam abertos apenas em horários específicos, por exemplo.

Por fim, e não menos importante, a gestão descomplicada. Uma vez que tudo acontece pelos mesmos meios, é mais fácil para o empreendedor acompanhar as movimentações, entradas e saídas de estoque e os lucros do seu negócio.

E-commerce no Brasil

Os últimos anos têm sido bons para o e-commerce no Brasil. Em 2021, esse segmento cresceu 26,9%, o que representa R$ 161 bilhões de faturamento. Já no primeiro semestre de 2022, o faturamento foi 785% maior do que no período pré-pandêmico.

Desde 2018, as categorias de maior destaque nesse mercado foram equipamentos de informática e comunicação, como os notebooks e smartphones, com participação de 42,7% nos lucros totais.

Entretanto, no primeiro semestre de 2022, esses mesmos itens, unidos aos acessórios para escritório, representaram 41,7% das vendas.

Já outros segmentos obtiveram porcentagens menores: móveis e eletrodomésticos 29,4%, tecidos, vestuário e calçados 10,7%, artigos farmacêuticos 7,3%, outros artigos de uso pessoal e domésticos 5,4% e produtos alimentícios e de supermercado 3,9%.

4 dicas infalíveis para vender pela internet

1. Comece com um planejamento consistente

Agora você já conheceu as vantagens de ter um e-commerce e as porcentagens de lucros dessa ramificação, confira 4 dicas fundamentais para a construção do seu próprio negócio online:

Você já ouviu o ditado “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração”? Ele também se aplica na construção de um novo negócio, seja esse qual for. Antes de começar, é necessário elaborar bem sua ideia, pesquisar concorrentes, compreender seu público-alvo e fazer boas parcerias. Falamos desse tópico detalhadamente aqui.

2. Defina uma boa estratégia de marketing

De nada adianta um negócio bem planejado sem uma estratégia sólida de divulgação dos serviços e produtos. Em um momento de muita concorrência, é importante que sua empresa se destaque.

Para isso, pesquise as tendências atuais do marketing e verifique qual método mais se encaixa com as necessidades do seu negócio. Para lojas on-line, o marketing digital é o largamente mais utilizado.

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3. Escolha uma boa vitrine

Por não terem seus produtos expostos fisicamente, é necessário fazer uma apresentação completa do seu catálogo para conquistar o interesse e a confiança dos possíveis clientes. Assim, exponha seus produtos com fotos nítidas e com a descrição mais completa possível, com tamanho, cor, textura, etc.

Para isso é necessário escolher a plataforma que melhor condiz com sua proposta, e as possibilidades são infinitas. Alguns empreendedores usam as redes sociais para todo o processo de venda; outros, apenas como vitrine e direcionam o cliente para atendimento via WhatsApp na finalização da compra; outros utilizam plataformas próprias para e-commerce, enquanto há aqueles que pagam um programador para criar seu site próprio.

Não há certo ou errado. O importante é verificar o que é melhor para o seu negócio com base nas suas possibilidades atuais. Comece com o que cabe no seu atual orçamento para, à medida que o lucro começar a aparecer, investir em ferramentas que garantam a expansão desse.

4. Encontre bons parceiros

Um bom negócio não se faz sozinho. É importante garantir um bom fornecedor para renovação de estoque com produtos de qualidade, uma transportadora que entregue os produtos dentro do prazo e com cuidado, além de parceiros que te ajudem na divulgação do seu negócio, por exemplo.

E falando de boas parcerias, você já sabe quem é seu parceiro nº 1 para renovação de estoque: o Fujioka Distribuidor. Aqui, você compra produtos de primeira linha mais baratos na compra com seu CNPJ. Gostou do conteúdo de hoje? Então nos siga nas redes sociais e continue acompanhando o blog. Até a próxima!