Black Friday 2023: 4 dicas para elevar seu negócio e obter lucros 

Chegamos ao período mais decisivo do ano para o comércio: a Black Friday. Com o objetivo de acelerar as vendas a partir de descontos e promoções, a expectativa para essa data sempre é muito alta.  

As empresas renovam seus estoques e calibram suas estratégias de marketing e vendas para bater as metas estipuladas. Porém, alcançar o sucesso não é tão simples quanto parece. Com um passo errado, o que vem para multiplicar pode acabar subtraindo — e muito — a receita da empresa. 

É necessário se planejar. E se planejar corretamente. Pensando nisso, o Fujioka Distribuidor traz para você os principais tópicos que devem ser considerados na hora de renovar seu estoque e se preparar para a Black. 

Neste artigo você confere: 

  • Quando é a Black Friday? 
  • Dados importantes sobre os consumidores da Black 
  • Produtos mais visados pelos clientes  
  • 4 dicas para você se planejar corretamente para a Black 

Quando é a Black Friday? 

A primeira coisa que você deve saber é que a Black Friday sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2023, cairá no dia 24. 

Para garantir boas vendas é necessário se planejar com pelo menos semanas de antecedência. E você? Já começou sua organização? 

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Dados importantes sobre os consumidores da Black 

As estatísticas abaixo foram divulgadas pelo IBGE e extraídas tanto do Censo 2022 quanto do PNDA. Elas revelam informações importantes sobre a população brasileira e seu retrato político e econômico. 

  • O Brasil tem 203,1 milhões de habitantes. Somos a 7ª maior população do mundo; 
  • O país registrou a sua menor taxa de crescimento populacional da história, com um aumento de 0,52% ao ano; 
  • Há 72,4 milhões de domicílios particulares permanentes ocupados no Brasil; 
  • As classes A, B e C detêm 83% do potencial de consumo; 
  • O número médio de pessoas por domicílio caiu, passando de 3,3 para 2,8 moradores; 
  • 80% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet; 
  • Mais da metade dos domicílios brasileiros são chefiados por mulheres; 
  • 62% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular.  

Produtos mais visados pelo consumidor

De acordo com estudo feito pela Offerwise e pela Infomoney, dois em cada três brasileiros pretendem comprar durante a Black Friday 2023. A expectativa é que haja um crescimento nos lucros em relação ao ano anterior. 

Das 16 categorias com mais crescimento na intenção de compra, a primeira foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado. 

Veja a categoria e o aumento de intenção de compra na comparação com 2022: 

Beleza e perfumaria (+10 p.p);
Eletrodomésticos (+10 p.p.);
Eletroportáteis (+ 9 p.p.);
Equipamentos de áudio & vídeo (+9 p.p.);
Roupas & acessórios (+7 p.p.);
Roupas & calçados esportivos (+7 p.p.);
Móveis (+5 p.p.);
Calçados (+5 p.p.);
TV (+4 p.p.);
Artigos para animais de estimação (+4p.p.);
Artigos esportivos (+4 p.p.)
Computadores e tablets (+3 p.p.);
Decoração (+3 p.p.);
Fraldas e itens de bebês (+2 p.p.);
Celulares (+1 p,p.);
Alimentos (+1 p.p.);
Games (0p.p.);
Livros e papelaria (0p.p.);
Bebidas (-1p.p.); e
Brinquedos (-1p.p.)
Dados: Infomoney.

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Apresentados os dados dos consumidores e itens com maior intenção de compra, vamos conferir: 

4 dicas para você se planejar corretamente para a Black Friday: 

1. Entenda quem é e como age seu público

Para isso, considere os dados disponibilizados acima: onde o seu público se encaixa no atual contexto? Qual é a faixa etária e a classe econômica? De qual região ele é? Qual é sua lista de interesses? De que maneira essas informações influenciam no comportamento de compra? 

Elabore uma análise de dados que faça sentido e seja coerente com seu negócio. Caso tenha faltado algum dado pertinente, pesquise em outras plataformas de confiança. 

Ao conhecer bem o perfil de consumo e comportamento dos seus potenciais clientes, fica mais fácil saber o que os leva à tomada de decisão de uma compra. Ou não. 

2. Planeje sua estratégia de marketing e de vendas com antecedência

Com esses dados em mãos, vamos para a segunda etapa: construir um plano de ação eficaz. É importante pensar em dois canais: de vendas e de comunicação.  

Para a comunicação, pesquise onde seu público está, em quais formatos e por quais canais ele consome conteúdo e comece daí. Separe uma verba “x” para fazer essa campanha acontecer e busque auxílio de bons profissionais. 

Outro ponto é o canal de vendas. Uma vez estabelecida a comunicação e o cliente já manifestou o interesse de compra, por onde você dará seguimento à negociação? Prepare sua equipe ou esteja preparado para esse momento. 

Lembre-se: faça tudo com semanas de antecipação para não ficar nada de última hora e, consequentemente, perder a venda. 

3. Renove seu estoque com os produtos corretos

De nada adianta investir em uma boa campanha publicitária e preparar os canais de vendas corretamente se, por uma conta errada, mau planejamento ou mesmo por imprevisto, o estoque não bater com a demanda gerada pela Black.  

Por isso, leve em consideração os dados informados anteriormente para o seu negócio. Investigue a procura de produtos e serviços para esse período e já solicite a reposição do seu estoque com antecedência para que, quando chegar a data — e até mesmo antes dela — você não passe por qualquer constrangimento ou apuro. 

4. Escolha os melhores parceiros

Por fim, reponha seu estoque com um distribuidor de confiança. E para isso, pode contar com o Fujioka Distribuidor, que está no mercado há mais de 50 anos e tem em seu catálogo os produtos originais das maiores marcas do mundo.  

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