Em maio acontece uma das datas mais importantes para o comércio: o Dia das Mães. Quer descobrir como preparar sua empresa para uma campanha de vendas de sucesso? Então fique até o final.
No texto de hoje você confere:
- Quando é o Dia das Mães em 2024?
- Por que planejar uma campanha para o Dia das Mães?
- O que significa sazonalidade no comércio?
- 4 dicas de como executar campanhas sazonais de sucesso
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Quando é o Dia das Mães em 2024?
Essa data acontece sempre no segundo domingo de maio. Neste ano, cairá no dia 12. Mas lembre-se de preparar tudo com antecedência. Assim, sua única preocupação quando o fim de semana estiver próximo será vender bastante.
Por que planejar uma campanha para o Dia das Mães?
De acordo com o Portal Insights, essa é a segunda data mais lucrativa do comércio, perdendo apenas para o Natal. Em outras palavras, uma oportunidade imperdível de vendas.
Além disso, quem é visto não é lembrado.
Participar de campanhas tradicionais do comércio — Mês do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, etc. — é uma forma efetiva se destacar em meio à concorrência.
Ainda que sua empresa não oferte produtos e serviços específicos para certas datas, criar uma identidade visual e produzir conteúdos que estejam de acordo com o que está acontecendo no mês é uma forma de engajar e se aproximar do público.
E o potencial disso não deve ser desperdiçado.
O que significa sazonalidade no comércio?
Assim como o Dia das Mães, o calendário de datas comemorativas e períodos temáticos se repete todos os anos. O nome disso é sazonalidade. É graças a esse fenômeno que comerciantes e lojistas aproveitam feriados, festividades e até estações do ano para criar argumentos e garantir vendas.
Pode parecer simples, mas criar uma campanha que esteja de acordo com o calendário do comércio pode ser bastante desafiador, ainda mais para quem ainda tem pouca prática.
Por isso, confira 4 dicas que o Fujioka Distribuidor separou para te ajudar a planejar a sua.
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4 dicas de como executar campanhas sazonais de sucesso
Antes de tudo é preciso elaborar uma estratégia consistente para não investir dinheiro em ações que não trarão o resultado desejado, podendo até mesmo surtir o efeito contrário e causar prejuízo.
Veja a seguir como fazer isso em 4 passos, seguindo como exemplo o Dia das Mães.
1 – Estabeleça um objetivo e busque referências
Todo bom planejamento começa a partir de uma pesquisa, que precisa ser feita com base em perguntas específicas. Vamos lá?
Você oferece produtos e serviços que podem ser promovidos e vendidos no Dia das Mães? Se sim, qual(is) é(são) seu(s) carro(s)-chefe(s)? Quanto você pretende faturar com a data? Quanto pretende investir em divulgação para isso? Em quais canais? Como a concorrência está se organizando e divulgando os próprios produtos neste ano e nos anos anteriores? O que você fez e pode fazer de diferente para se destacar?
As respostas obtidas por esse questionário serão norteadoras no seu cronograma de ações. É importante observar tendências e definir um orçamento de acordo com sua realidade. Avaliar o comportamento e a jornada dos seus consumidores também é fundamental para tomar decisões corretas e que o levarão a bater as metas estabelecidas.
Aqui a regra é clara: quanto mais informações e dados você tiver, mais eficaz será sua campanha.
2 – Planeje ações de divulgação para os canais da empresa
Com objetivos e um orçamento definidos, é hora de planejar ações de divulgação da campanha. Comece pensando nos canais por onde o público encontra e se relaciona com sua marca. Nas redes sociais? Em quais? É uma loja física (ou mais de uma)? Onde ela(s) fica(m)?
Hoje, ter presença digital é fundamental para nutrir relacionamento com potencias clientes. São nas redes sociais que muitas campanhas acontecem, sejam por anúncios pagos, adesão à trends ou por parceria com outros perfis.
Para empresas físicas, fazer divulgação com panfletagem, rádio, carro de som, distribuição de brindes, sorteios, etc. também é uma possibilidade.
Vale ressaltar que uma não anula a outra, e ações em ambos segmentos (on e off) podem se complementar e trazer ainda mais público para a marca. O segredo para divulgar os produtos é usar e abusar da criatividade, criar conexão e garantir um bom atendimento a fim de fidelizar o consumidor.
📍 Importante: a comunicação da sua campanha precisa equilibrar a expectativa do seu público com a funcionalidade dos produtos/serviços do seu catálogo.
Por exemplo, se você tem uma loja de smartphones, desenvolva uma comunicação que argumente por que seu cliente deve comprar um para presentear a mãe dele e quais são as melhores opções para esse objetivo.
3 – Defina promoções e ofertas de produtos e serviços
É importante lembrar que a lógica que impera no comércio é a da competitividade. Assim como você está traçando uma estratégia para atrair a clientela, seus concorrentes também estão. Nessa disputa cada detalhe conta, e o público toma sua decisão com base na que parece ser a melhor experiência de compra.
Nesse sentido, atendimento personalizado, cupons de desconto, melhor preço, brindes e cashback influenciam tanto na escolha da sua marca quanto na fidelização e em compras futuras.
Por isso, vale a pena reservar uma parte do investimento para a compra de brindes ou definir uma quantidade de produtos que serão utilizados em ações promocionais ou sorteios a cada X em compras.
4 – Renove seu estoque
Você precisa estar preparado!
É muito importante que tudo esteja definido com pelo menos um mês de antecedência para que a campanha seja executada da forma adequada, aquecendo e cativando a audiência para a data esperada.
E todo seu esforço e investimento serão em vão caso não haja estoque quando chegar o momento. Então, renove o seu com os produtos adequados e na quantidade correta ainda nas próximas semanas.
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