guia básico empreendedores fujioka distribuidor

Como começar seu negócio: um guia básico para empreendedores iniciantes

Os últimos anos registraram um crescimento exponencial de novos empreendimentos. Segundo o portal G1, apenas em 2020 foram registrados cerca de 2,66 milhões de novos MEIs — Microempreendedores Individuais — e, em 2021, foram abertas 1,4 milhão de empresas, sendo 80% MEIs.

Apesar desse crescimento, 60% das empresas fecham em até 5 anos após serem abertas. Isso acontece, entre outros motivos, porque abrir o próprio negócio envolve assumir riscos. Mas existem passos que diminuem consideravelmente a chance de algo dar errado no caminho. Você quer descobrir como começar a empreender? Então vem com a gente.

5 dicas de como começar o seu negócio

1. Elabore bem sua ideia

Se você teve uma ótima ideia para começar seu próprio negócio, é importante verificar se ela funciona na prática: quem é o público-alvo? Qual é a ramificação? Há demanda de mercado? Qual é o diferencial da marca? Como será a identidade da empresa? Quais são os pontos fracos e fortes da ideia?
Pense bastante, coloque-a no papel e troque ideia com pessoas que já estão na área. Elabore um planejamento consistente antes de começar a colocá-la em prática.

2. Estude o mercado e seu público-alvo

De nada adianta ter uma ideia sólida e identidade visual bonita se o negócio é incompatível com seu público e se não há demanda para o serviço ou produto que você oferece. Busque compreender os comportamentos, interesses e jornada de compra do seu possível cliente e de que maneira você pode chegar até ele. Estude também de que maneira seu ramo de negócio se posiciona no mercado e como você pode se destacar entre a concorrência.

3. Registre sua empresa

Já conhece bem seu público-alvo? Seu negócio já está pronto para ser colocado em prática? Então chegou o momento de abrir o CNPJ. O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas nada mais é do que um CPF da sua empresa. É por ele que seu negócio será reconhecido e por onde você responderá pelas questões jurídicas, burocráticas e financeiras. O lado bom é que hoje abrir um CNPJ não é um processo caro ou complicado, você pode abrir um MEI em minutos pelo Portal do Empreendedor.

4. Invista no marketing

Mais do que fazer um bom plano de negócios, é necessário saber onde e como divulgar o seu serviço. E para isso você também deve considerar o comportamento do seu público: é um público mais jovem? Mais velho? Por onde eles irão conhecer seu catálogo e entrar em contato com você? De qualquer modo, é fundamental ter redes sociais oficiais do seu negócio e um site.

5. Esteja sempre se superando

As formas de empreender mudam constantemente, uma vez que novos canais, recursos e ferramentas nascem e/ou são atualizados o tempo todo. Por isso, é importante sempre estar estudando, pesquisando e aprendendo as novas tendências de mercado e canais de comunicação e vendas para se adaptar a elas e não ficar ultrapassado diante da concorrência.

Dica extra: melhor negócio para investir

Se mesmo com essas dicas você ainda não sabe por onde começar seu negócio, aqui vai mais uma dica de ouro: segundo o relatório Webshoppers nº 42, publicado pela Ebit | Nielsen, o segmento do e-commerce com maior aumento de ticket médio na pandemia foi o de produtos de informática².

Ainda de acordo com esse estudo, as lojas online da categoria tiveram um aumento de 50% no valor médio de compra dos clientes e um crescimento de 101% no faturamento no segundo trimestre de 2020². A projeção é que esse segmento continue a crescer nos próximos anos.

No que é focado esse tipo de negócio?

Como o próprio nome já diz, produtos de informática variam de itens para upgrade (placa de vídeo, memória RAM, SSD, etc.); acessórios para setup (fones de ouvido, cadeiras gamer, mousepad, cabo de internet, etc.); máquinas completas e já montadas (notebooks e PCs) a fornecimento de assistência técnica.

Além disso, pode-se incluir certificado de qualidade, garantias extras e serviços de montagem.

E quando o assunto são produtos de informática, você já sabe quem é o seu parceiro número 1: o Fujioka Distribuidor. Aqui você encontra os melhores produtos para revenda e renovação de estoque com os melhores preços pagando mais barato com seu CNPJ. Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog e nos siga nas redes sociais. Até a próxima!


REFERÊNCIAS
¹g1
²Conta Azul