[Checklist] 8 itens que não podem faltar no seu escritório 

Imagine um lugar com pouca iluminação, pintura descascada, infiltração, muito barulho, mesas e cadeiras desconfortáveis e um computador travando o tempo todo. Agora se imagine trabalhando nesse lugar. Melhor nem imaginar, né? 

Seja para uma equipe grande, pequena ou até mesmo a famosa “euquipe” — empreendedores que assumem sozinhos funções de um time inteiro —, a falta de um ambiente específico para trabalhar interfere diretamente no desempenho do serviço prestado. 

É fato que iniciar um empreendimento no Brasil custa caro e, por isso, muitos empresários e empreendedores precisam escolher bem no que investir. Porém, certas economias podem acabar custando caro, e o escritório com certeza é uma delas. 

No texto de hoje você confere: 
  • O que é um escritório? 
  • Vantagens de ter um escritório 
  • [Checklist] 8 itens que não podem faltar no seu novo escritório 

O que é um escritório? 

O escritório é um espaço voltado para o desenvolvimento de demandas de trabalho e relacionamento entre profissionais e clientes. Portanto, toda a disposição de móveis, eletrônicos e objetos é pensada nesse objetivo.  

Quantidade de pessoas no time, tipo de empresa, segmento de atuação, tempo de mercado de trabalho: esses são alguns elementos que influenciam no tamanho e na organização de um escritório, por exemplo. 

Além de escritórios tradicionais projetados dentro de empresas ou em salas comerciais, vale lembrar que a pandemia de Covid-19 popularizou o Home Office, e ambientes planejados em casa com a mesma finalidade se tornaram uma alternativa viável para muitas pessoas. 

Vantagens de ter um espaço para chamar de seu

Seja em um escritório comercial ou em casa, o Fujioka Distribuidor listou algumas vantagens de ter um espaço assim:

  1. Ajuda na concentração e aumento de produtividade 

Passar horas por dia em uma atividade complexa ou demandas específicas de um mesmo trabalho requer muito foco. E um ambiente confortável, com todas as ferramentas de primeira linha necessárias para a execução dos serviços prestados, garante resultados promissores.  

Caso contrário, a produtividade fica comprometida, a jornada de trabalho fica mais densa e no fim do dia o sentimento de cansaço se torna maior. A longo prazo, isso causa sintomas como ansiedade, estresse, exaustação e fadiga, típicos de transtornos mais graves, como burnout e depressão

  1. Separa as coisas 

Durante o período em que o Home Office estava em alta, ele foi bem recebido por muitas pessoas, que sentiram maior qualidade de vida e flexibilidade. Porém, uma queixa se tornou comum: a sensação de trabalhar mais e por mais tempo.  

Isso se deu porque a maioria teve que improvisar um ambiente de trabalho dentro de casa, sem necessariamente haver uma divisão de espaços. Portanto, passaram a trabalhar em ambientes que antes eram destinados à refeição, sono, estudo e lazer. 

Mesmo após pararem de trabalhar, essas pessoas não se sentiam 100% desligadas do trabalho, não conseguiam descansar e repor a energia para o expediente seguinte. Isso também culminou no aumento de ansiedade e estresse. 

Já aqueles que tiveram um espaço adequado e separado para o trabalho obtiveram melhores resultados e aproveitaram mais as vantagens do home office

  1. Dá credibilidade à marca 

Dependendo da área de atuação da empresa e do perfil do público, ter um endereço comercial pode ser o diferencial que o cliente busca na hora de adquirir um produto/serviço.  

Isso porque atesta para o consumidor que a empresa existe de fato e o contato profissional é feito pessoalmente, em um lugar que sugere legitimidade.  

Ter um lugar fixo com o nome do empreendimento é importante para construir uma noção de permanência e estabilidade no mercado, fixando a marca entre outros nomes da concorrência. 

  1. É um sinal de expansão 

Para se firmar no mercado, um empreendimento precisa ser construído em cima de um plano de ação consistente, com a formação de uma equipe com bons profissionais. O caminho é que o time se expanda junto ao crescimento da empresa, criando, assim, uma cultura organizacional. 

Nesse caso, um escritório comercial pode ser um aliado importante. O compartilhamento de recursos, a divisão de funções, o alinhamento de demandas e a troca diária entre profissionais trazem uma melhor comunicação do time e eficiência na administração, atendimento ao cliente, vendas e ações de marketing. 

[Checklist] 8 itens que não podem faltar em um bom escritório   

Agora que você já viu as vantagens de ter um escritório. Confira o que não pode faltar no seu: 

1 – Computador potente 

Esse é um item básico não só para um escritório, mas para a maioria das atividades do dia a dia. Seja um notebook ou computador de mesa, é importante avaliar se esse aparelho tem as configurações ideais para o tipo de trabalho a ser desenvolvido: uma boa placa de memória, SSD ou HD, memória RAM, etc. 

Fora esses componentes, também é importante considerar os chamados periféricos: mousepads, mouses, teclados, que garantem maior ergonomia durante o uso. 

2 – Cadeira confortável 

Horas em frente a um computador sem uma cadeira adequada é a receita certa para uma lesão na coluna e problemas piores. Por isso, é importante escolher cadeira projetada para essa finalidade. 

3 – Impressora 

Notas fiscais, recibos, contratos, documentos de todas as naturezas: seja em grande ou em pequeno volume, a papelada faz parte da rotina de um escritório. Existem muitos modelos de impressoras — com funções que vão além da impressão — para quantidades e demandas específicas. Vale conferir.  

4 – Fone de ouvido

Headsets, headphones, fones com fio e microfone ou sem: existem vários modelos para demandas específicas. Confira aqui a diferença entre eles.  

Fato é que esses acessórios são muito importantes, seja para abafar o volume ou participar de reunião importante. Por isso, considere-os para si e para sua equipe. 

5 – Telefone comercial 

Outro elemento que garante boa impressão e melhor relacionamento com o consumidor é um telefone próprio para tratar de questões que dizem respeito ao escritório e à empresa, sem que haja mistura entre profissional e pessoal. 

6 – Ar-condicionado 

Conforto tanto para a equipe quanto para o cliente, além sofisticação para o espaço. 

7 – Frigobar  

Praticidade e conforto para o dia a dia de todas as pessoas que usufruem do espaço. 

8 – Cafeteira 

Para dar aquele ânimo, um café sempre vai bem. E o cheiro de café recém-passado é o melhor dos difusores de ambiente. 

Leia também:

  

Cadeira gamer, monitor, notebook, fone de ouvido, impressora, frigobar. Texto: Com a Liquidatech, você monta o melhor escritório pagando mais barato com CNPJ. 
Botão clicável de "Quero aproveitar"