Durante a jornada de compras do cliente, a equipe de vendas lança mão de inúmeras técnicas de abordagem e negociação para garantir o fechamento da venda, mas quanto da experiência do cliente pode ter nesse processo? Já pensou sobre isso?
Hoje você vai conhecer um pouco desse conceito e como ele te ajuda a garantir mais vendas na Black Friday e depois dela. Confira:
- O que é Costumer Experience?
- Como melhorar a experiência do cliente
- Autonomia do time de vendas na experiência do cliente
O que é Costumer Experience?
Conhecido também como experiência do cliente, esse é um conjunto de ações e técnicas para dar ao consumidor uma experiência de compras inesquecível. E inesquecível significa o foco no relacionamento com ele em várias etapas do funil de vendas.
Desde a abordagem até o momento do fechamento, o consumidor demonstra o quanto está preparado ou não para comprar. Mais do que estabelecer uma conexão a fim de concluir a venda, a preocupação com a experiência ao longo da jornada pode trazer informações que podem ajudar o vendedor a fidelizar o consumidor em sua carteira.
Customer experience não é só para vender muito, é para vender sempre.
Como melhorar a experiência do cliente
Na Black Friday é comum conquistar novos prospects e clientes, uma vez que o volume de procura é bem grande e, inevitavelmente, algumas vendas são feitas.
Mas o que fazer com esses clientes depois da BF?
Se os descontos foram bons e reais, a experiência com certeza foi boa também. Mas nesse quesito não podemos dizer que o cliente ficou encantando com a sua marca.
É através do cuidado com o relacionamento e a coleta de dados que se pode melhorar a experiência do cliente. Mas é importante saber em que estágio do funil ele se encontra.
Quando o cliente comprou na Black Friday
Se a oferta se tornou venda, então já temos informações suficientes para nutrir o cliente e conduzi-lo até a próxima compra. Dezembro está logo ali, e o natal é uma superdata para usar as informações obtidas.
Quando o cliente quase comprou na BLack Friday
Se o cliente quase fechou a venda, basta estabelecer um pouco mais de relacionamento para que ela seja consolidada. Uma mensagem de agradecimento ou um e-mail personalizado pode ser o diferencial que o seu cliente precisa para decidir entre você e outra loja.
Durante a Black Friday é muito comum ter prospects nesse estágio. Segmente esses contatos pelo tipo de produto e tente munir o cliente com um pouco mais de informação sobre a empresa. O cliente que quase comprou já sabe o que quer, então a confiança na empresa e a atenção do vendedor pode ajudá-lo na hora da decisão.
Autonomia do time de vendas na experiência do cliente
O alinhamento de informação entre o time de vendas é superimportante, mas a autonomia que cada profissional precisa ter para conduzir a venda contribui para uma melhor performance na hora do fechamento.
Autonomia no trabalho: a importância da liberdade para o profissional, artigo da Rock Content, é riquíssimo de informações sobre o tema e vale a pena a leitura.
Uma vez estabelecida essa relação de confiança com os colaboradores, é possível criar muitas novas formas de dar ao cliente uma experiência cada vez melhor.
Alinhado com os objetivos e a missão da empresa, a criatividade e a proximidade que a equipe de vendas tem do cliente pode gerar a conexão necessária para números de vendas cada vez melhores.
A Black das Blacks está chegando, e chegou a hora de colocar todas as ações em jogo. Encante o seu cliente e proporcione a melhor experiência de compras que ele já teve. Fique por dentro de todo o conteúdo que o Fujioka Distribuidor preparou, especialmente para você vender muito mais na Black Friday.