Fim do gatonet: o que esperar com as novas definições da Anatel 

Confira o que é e como funciona o gatonet, por que a Anatel decidiu bloqueá-lo e os melhores modelos de Smart Boxes legalizadas no Brasil.

Aparelho de gatonet ou TV Box pirata. Do lado esquerdo do aparelho, um controle remoto.
Imagem: Tecmundo

Como uma estratégia para conter a pirataria, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) anunciou o bloqueio de TVs boxes piratas, o famoso gatonet. Essa iniciativa traz muitos impactos tanto para os clientes quanto para o mercado. 

Neste artigo, você vai conferir: 

  • O que é e como funciona o gatonet? 
  • Mas afinal: ter gatonet é crime? 
  • Como funciona o bloqueio de gatonet? 
  • Por que a Anatel decidiu bloquear os aparelhos irregulares? 
  • O que são Smart Boxes? 
  • 4 Smart Boxes regularizadas que substituem o gatonet 

Leia também: Philips AOC  e Fujioka Distribuidor. A parceria que deu certo 

O que é e como funciona o gatonet? 

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre “jeitinho brasileiro”, famosas soluções que os brasileiros acham para seus problemas. A grande questão é que essas soluções são, em grande parte, pautadas na irregularidade e na ilegalidade.  

A expressão “fazer um gato” tem origem nessa cultura. E gatonet nada mais é do que usar uma TV box ou uma antena não autorizada por órgãos fiscais — cujo funcionamento se baseia em softwares que desviam sinais e roubam dados — para acessar gratuitamente canais de TV pagos. 

Mas afinal: ter gatonet é crime? 

Usar aparelhos irregulares para uma prática igualmente irregular se configura pirataria. E pirataria é crime. 

Especificamente, a Lei nº 8.977, de 6 de janeiro de 1995, é responsável por regular os serviços de TV a cabo e prevê multa e aplicação de medidas cabíveis nesses casos. 

Portanto, ter gatonet em casa é sim crime e seus usuários estão passíveis de punição por lei. 

Você também pode se interessar: Huawei e Fujioka Distribuidor, a parceira que deu certo 

Como funciona o bloqueio de gatonet? 

De acordo com uma matéria do Olhar Digital, o bloqueio desses aparelhos piratas é realizado da seguinte forma: 

  • Um grupo de técnicos da Anatel está recebendo denúncias de grandes redes de aparelhos associados a distribuição ilegal de sinal; 
  • Em seguida, as operadoras de internet são acionadas para realizar o bloqueio desses aparelhos usando o endereço de IP; 
  • Dessa maneira, o acesso direto das “caixinhas” aos servidores que distribuem sinal de TV paga fica bloqueado; 
  • Dez servidores da agência vão trabalhar 24 horas para identificar endereços de IP que esses aparelhos usam para se conectar. 

Por que a Anatel decidiu bloquear os aparelhos irregulares? 

De acordo com um dado divulgado pela ABTA (Associação Brasileira de Telecomunicações) em 2021, os prejuízos calculados por esses pequenos aparelhos chegaram a R$ 15,5 bilhões para as empresas.  

Já para o governo, o prejuízo chegou a R$ 2 bilhões (fonte: telesinese), valor esse de impostos que deixam de ser arrecadados. 

Vale ressaltar que para além desses prejuízos, os próprios usuários de gatonet correm riscos de ter sua privacidade violada. Uma vez que esses aparelhos roubam sinais de TVs vizinhas, eles também roubam dados de seus próprios usuários, como informações bancárias, que podem ser vazados e usados em golpes. 

E apesar de massivas campanhas de conscientização sobre pirataria e suas consequências nocivas, a população segue insistindo nela por dois motivos: é prática e barata. 

Portanto, a lógica seguida pela Anatel para o fim do gatonet é simples: se o barato deixar de ser prático e começar a custar caro, o usuário buscará por outra uma solução que resolva seu problema com o melhor custo-benefício e dentro da legalidade. 

O que é Smart Box? 

Com o bloqueio das TVs Boxes piratas, a tendência é que cada vez mais pessoas procurem alternativas para continuar tendo acesso aos seus filmes, séries e programas favoritos.  

Isso gerará uma migração massiva e procura pelas Smart Boxes.  

Muito parecidas com o gatonet, Smart Box é um aparelho cuja principal função é transformar TVs comuns em smart TVs. Ele possibilita o acesso às plataformas de streaming e downloads de aplicativos multimídia.  

A grande diferença é que esses aparelhos são regulares e legalizados. Portanto, há de se considerar um catálogo de Smart Boxes para oferecer a esses clientes. 

Leia também: O que considerar na hora de comprar uma Smart TV? 

4 Smart Boxes que substituem o TV boxes piratas

Confira a seguir 4 opções de Smart Boxes para ter no seu estoque: 

1. Roku Express 

278701 

Roku Express oferece uma experiência incrível de streaming por um preço que cabe no seu bolso. São mais de 100.000 filmes e episódios de TV para você escolher nos mais de 5.000 canais de streaming! Faça streaming de quase tudo que quiser, incluindo programas de TV, séries, filmes, notícias ao vivo, esportes e muito mais.  

2. Smart Box Intelbras Android TV IZY Play 

278779 

O Smart Box TV pode ser conectado a qualquer televisor que possua saída de vídeo HDMI e A/V. Através do Google Assistente, controle outros dispositivos inteligentes da casa, faça buscas e escolha o que assistir com um simples comando de voz. O poderoso processador Quad-core roda vídeos sem travamentos e oferece qualidade de imagem Full HD. Mais espaço e interatividade! Conecte outros dispositivos no Izy Play, como pen-drives, joysticks e fones de ouvido, via Bluetooth ou entrada USB. 

3. Smart Box Pro Eletronic Android TV 4K 

278631

Com o novo Smart Box da proeletronic, qualquer TV se transforma em uma smart. O prosb-2000/2gb é uma central multimídia e conta com conexão Wi-Fi com roteadores, entradas USB para pen-drives e dispositivos de armazenamento, cartão SD, saída HDMI e ainda tem possibilidade de saída AV para televisores sem entrada digital. 

É a solução completa para vídeos, filmes, música, fotos na tela da TV. O Smart Box já vem com os aplicativos do Youtube, Netflix, Globoplay, Telecine Play, Firefox e Spotify. 

4. Smart Box Aquario STV-2000 

255533 

Com o novo Smart Box da proeletronic, qualquer TV se transforma em uma smart. O prosb-2000/2gb é uma central multimídia e conta com conexão Wi-Fi com roteadores, entradas USB para pen-drives e dispositivos de armazenamento, cartão SD, saída HDMI e ainda tem possibilidade de saída AV para televisores sem entrada digital. 

É a solução completa para vídeos, filmes, música, fotos na tela da TV. O Smart Box já vem com os aplicativos do Youtube, Netflix, Globoplay, Telecine Play, Firefox e Spotify. 

Se gostou desse conteúdo, inscreva-se para ficar por dentro de tudo. Até a próxima!