Saudações, leitor! 🖖
Semana passada o Fujioka Distribuidor trouxe dicas de como aproveitar o Dia das Mães para fazer uma boa campanha de vendas. Hoje, falaremos de outra data que se revela uma oportunidade para ações e aumento nos lucros: o Dia do Orgulho Geek.
Em 2021, o mercado geek chegou a faturar R$ 21,5 bi no Brasil apenas com a venda de licenciados, crescimento de 5% em relação a 2020, no cenário pandêmico. Vê se isso não significa uma oportunidade e tanto?
- Quando é o Dia do Orgulho Nerd?
- Tudo sobre o Dia do Orgulho Geek e seu público
- 4 itens que vendem muito na comunidade geek
- 4 ideias para promover sua empresa no Dia do Orgulho Nerd
Quando é o Dia do Orgulho Nerd?
O Dia do Orgulho Nerd — que também é conhecido como Dia da Toalha ou do Orgulho Geek — acontece daqui a um mês, em 25 de maio.
Mas, como já foi dito no texto anterior, é importante planejar a campanha com pelo menos um mês de antecedência. Por isso, que tal começar a planejar seu cronograma de ações ainda essa semana?
Para te ajudar nessa tarefa, o Fujioka Distribuidor traz em primeira mão estatísticas e interesses do público-alvo, da data e ideias para ter sucesso nas vendas.
Leia também: Dia das Mães: como preparar uma campanha de sucesso
Tudo sobre o Dia do Orgulho Geek e seu público
Quem são considerados nerds/geeks?
Geeks são pessoas apaixonadas pelo universo de filmes, séries, histórias em quadrinhos e jogos — produções da cultura pop e de ficção científica de forma geral. A pesquisa feita pela 10ª edição da pesquisa Geek Power e dispobilizada pelo Pagar.me traz em primeira mão uma lista de informações completas sobre interesses e perfil do público.
- Gênero: enquanto homens lideram como 52% do público-alvo, as mulheres não ficam muito atrás, compondo os outros 48%;
- Faixa etária: 66% têm entre 22 e 39 anos (geração Z e millenials);
- Relacionamento: 65,8% são solteiros e 81% não têm filhos;
- Renda e escolaridade: 38% possuem ensino superior completo e 42% estão na classe A e B (fonte: Olist, 9ª edição da pesquisa);
- Hábitos: 47,5% investem seu dinheiro, 52% praticam atividades físicas e 45% consomem filmes e séries em serviços de streaming diariamente;
- Interesses: super-heróis são o gênero favorito de 44% dos entrevistados, seguido por ficção-científica (35%) e animação (34%). Gamers: 70% jogam online, 27% acompanham streamers e 14% assistem e-sports. Ah, e 54% amam jogos de tabuleiro. Leituras: 60% gostam de quadrinhos, mas 58% costumam ler menos de uma vez por semana. Gêneros favoritos de leitura: fantasia (52%), ficção científica (33%) e aventura (29%);
- Identificação: 33% se consideram otakus (fãs de animes e mangás);
- Ticket médio: geeks investem até 40% a mais em compras online nos seus hobbies.
São pelos interesses em comum, identificação e construção de vínculos que essa comunidade se formou e vem crescendo com o passar das gerações, adaptando-se às novas produções e canonizando as antigas.
Como e onde surgiu essa data?
Em 25 de maio de 1977 era lançado o filme “Star Wars: uma nova esperança”, um dos clássicos mais aclamados e referenciados da cultura pop. Exatos 29 anos depois, em 2006, a comunidade comemorou o primeiro Dia do Orgulho Nerd, homenageando também esse lançamento.
A ideia veio do escritor Germãn Martínez e foi muito bem recebida pela comunidade. Não tardou para que a festividade, que teve berço na Espanha, se expandisse por todo o mundo e se tornasse uma data comercial cada vez mais reconhecida.
Por que o Dia do Orgulho Nerd também é chamado de Dia da Toalha?
Você sabe qual é o sentido da vida? E a importância de uma toalha no dia a dia de um mochileiro das galáxias? Se pegou essas referências, talvez também seja um Geek.
Se não reconheceu, o Fujioka Distribuidor faz as honras: elas pertencem ao Guia do Mochileiro das Galáxias, obra escrita por Douglas Adams e muito amada pela comunidade.
A sequência de 5 livros foi lançada entre 1979 e 1984 e se tornou famosa por apresentar ao leitor novas formas de ver o mundo a partir de um humor inusitado e absurdo, que explora muitos elementos, e por tantas outras referências únicas que a obra proporcionou.
A denominação “Dia da Toalha” se origina daí. Se você pretende explorar outras galáxias, saiba que uma toalha é um item essencial: além de secar o corpo, pode servir tanto como roupa, arma, proteção contras substâncias tóxicas e até como apoio emocional.
Ah, e sobre o sentido da vida, a resposta está no número 42.
O que o Dia do Orgulho Geek celebra?
A cultura pop e sua vastidão de produções em tantas linguagens e formas de entretenimento, os protagonistas dessas histórias — que se tornam exemplos por suas lições de vida e superação —, as perspectivas únicas de enxergar o mundo e a vida, a possibilidade de explorar os mistérios do universo a partir da criatividade e muito mais.
Convenhamos, dá orgulho de fazer parte de uma comunidade que tem esses pontos em comum, não é? Então, por que não comemorar?
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4 itens que vendem muito na comunidade geek
A partir das informações acima, o Fujioka Distribuidor traz uma lista de produtos que não têm erro na renovação do seu estoque! Confira:
Um item essencial na vida dos amantes de jogos é um computador turbinado! Dessa forma, não medem esforços — e economias — para garantir notebooks e PCs com as configurações próprias para horas de jogatina, monitores, placa-mãe, SSDs, fontes, memória interna, processadores, placas de vídeo, coolers.
Tem na casa de todo gamer! O Play Station 5, por exemplo, é um sonho de consumo daqueles que ainda não garantiram o seu. E para compor o jogo, muitos fazem coleção de controles dos variados tipos: desde os comuns aos mais específicos, como o volante gamer e capacetes de realidade virtual.
Entram nessa categoria produtos como headsets, mouses, teclados e mousepads e, claro, cadeira gamer. Muitas marcas oferecem linhas específicas para acessórios gamers, com toda a especificidade necessária para os objetivos do público.
Muitos jogos e plataformas de transmissão depende dos servidores online. Por isso, uma conexão boa e estável é inegociável para esses consumidores.
4 ideias para promover sua empresa no Dia do Orgulho Nerd
Agora que os pontos mais importantes dessa data foram apresentados, vamos às ideias quem vão alavancar suas vendas. No artigo anterior, falamos sobre estabelecer objetivos e meta de lucros, planejar ações de divulgação e definir promoções.
Nesta matéria, vamos aprofundar em ações de divulgação que podem trazer uma visibilidade legal para sua empresa.
1 – Padronize os materiais de divulgação
É sempre válido ressaltar a importância de criar uma Identidade Visual para cada campanha. A divulgação de materiais que têm “a mesma cara” nos diferentes canais da empresa criam no consumidor uma associação com sua marca.
A repetição gera memória, essa que pode se tornar um interesse na marca e, posteriormente, a conversão de um novo cliente.
Não sabe como criar uma identidade visual? Não tem problema, existem profissionais especializados no assunto. Você os encontra nas agências de marketing/publicidade da sua cidade ou online.
Apenas não se esqueça de checar a confiabilidade da agência e dos profissionais antes de fechar parceria.
2 – Defina uma ação para Dia do Orgulho Geek
É importante que a identidade visual acompanhe algum acontecimento ou ação durante o período de vigência da campanha. Caso contrário, não faz sentido promovê-la.
Existem inúmeras opções que são amplamente utilizadas por concorrentes: promoções semanais ou mensais, cupons de desconto válidos apenas na data do evento para os primeiros que manifestarem interesse, sorteio de algum serviço/item muito visado pelo público, eventos patrocinados pela empresa, brindes, etc.
Veja qual faz mais se alinhar melhor com seu negócio e se prepare para a execução.
3 – Faça parceria com influencers
A produção de conteúdo digital tem crescido ano após ano, de forma que todos os dias surgem novos canais e perfis sobre todos os tipos de assunto. Influenciadores que, a partir de interesses em comum com seu público, criam um vínculo e formam uma comunidade fiel e participativa.
E essa pode ser uma oportunidade para você!
Faça uma curadoria cuidadosa pesquisando por influenciadores da sua cidade ou região, ou de alcance compatível com seu orçamento. Existem plataformas que podem te auxiliar nesse processo. Em seguida, faça um alinhamento com o profissional contratado, deixando bem claro o que é sua campanha e quais são seus objetivos.
E prepare-se para ganhar uma boa clientela!
4 – Divulgue sua campanha em veículos de notícias
Aqui o raciocínio é o mesmo: utilizar o alcance de terceiros para furar sua bolha e garantir mais público. Entretanto, ao invés de fazer isso a partir de uma pessoa, faça por um veículo de imprensa bem estabelecido e reconhecido pela audiência.
Boa parte dos municípios/estados têm seu próprio canal de notícias. Se seu interesse é alcançar um público local, busque por esses canais e faça uma proposta. Apresente sua campanha e veja se vocês estão de acordo.
E não se esqueça! Renove seu estoque com antecedência para não passar sufoco.
Aqui no Fujioka Distribuidor, você garante seu estoque antecipadamente com os melhores preços comprando com CNPJ. A distribuição é feita para todo o Brasil, com produtos à pronta-entrega e melhores condições de pagamento.
Boas vendas no Dia do Orgulho Nerd, leitor. Que a força esteja com você! 👽