Chegamos ao período mais decisivo do ano para o comércio: a Black Friday. Com o objetivo de acelerar as vendas a partir de descontos e promoções, a expectativa para essa data sempre é muito alta.
As empresas renovam seus estoques e calibram suas estratégias de marketing e vendas para bater as metas estipuladas. Porém, alcançar o sucesso não é tão simples quanto parece. Com um passo errado, o que vem para multiplicar pode acabar subtraindo — e muito — a receita da empresa.
É necessário se planejar. E se planejar corretamente. Pensando nisso, o Fujioka Distribuidor traz para você os principais tópicos que devem ser considerados na hora de renovar seu estoque e se preparar para a Black.
Neste artigo você confere:
- Quando é a Black Friday?
- Dados importantes sobre os consumidores da Black
- Produtos mais visados pelos clientes
- 4 dicas para você se planejar corretamente para a Black
Quando é a Black Friday?
A primeira coisa que você deve saber é que a Black Friday sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2023, cairá no dia 24.
Para garantir boas vendas é necessário se planejar com pelo menos semanas de antecedência. E você? Já começou sua organização?
Leia também: Descubra os acessórios JBL que os gamers adoram!
Dados importantes sobre os consumidores da Black
As estatísticas abaixo foram divulgadas pelo IBGE e extraídas tanto do Censo 2022 quanto do PNDA. Elas revelam informações importantes sobre a população brasileira e seu retrato político e econômico.
- O Brasil tem 203,1 milhões de habitantes. Somos a 7ª maior população do mundo;
- O país registrou a sua menor taxa de crescimento populacional da história, com um aumento de 0,52% ao ano;
- Há 72,4 milhões de domicílios particulares permanentes ocupados no Brasil;
- As classes A, B e C detêm 83% do potencial de consumo;
- O número médio de pessoas por domicílio caiu, passando de 3,3 para 2,8 moradores;
- 80% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet;
- Mais da metade dos domicílios brasileiros são chefiados por mulheres;
- 62% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular.
Produtos mais visados pelo consumidor
De acordo com estudo feito pela Offerwise e pela Infomoney, dois em cada três brasileiros pretendem comprar durante a Black Friday 2023. A expectativa é que haja um crescimento nos lucros em relação ao ano anterior.
Das 16 categorias com mais crescimento na intenção de compra, a primeira foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado.
Veja a categoria e o aumento de intenção de compra na comparação com 2022:
Você também pode se interessar: Descobrimos os segredos do sucesso da JBL [5ª edição Fujicast]
Apresentados os dados dos consumidores e itens com maior intenção de compra, vamos conferir:
4 dicas para você se planejar corretamente para a Black Friday:
1. Entenda quem é e como age seu público
Para isso, considere os dados disponibilizados acima: onde o seu público se encaixa no atual contexto? Qual é a faixa etária e a classe econômica? De qual região ele é? Qual é sua lista de interesses? De que maneira essas informações influenciam no comportamento de compra?
Elabore uma análise de dados que faça sentido e seja coerente com seu negócio. Caso tenha faltado algum dado pertinente, pesquise em outras plataformas de confiança.
Ao conhecer bem o perfil de consumo e comportamento dos seus potenciais clientes, fica mais fácil saber o que os leva à tomada de decisão de uma compra. Ou não.
2. Planeje sua estratégia de marketing e de vendas com antecedência
Com esses dados em mãos, vamos para a segunda etapa: construir um plano de ação eficaz. É importante pensar em dois canais: de vendas e de comunicação.
Para a comunicação, pesquise onde seu público está, em quais formatos e por quais canais ele consome conteúdo e comece daí. Separe uma verba “x” para fazer essa campanha acontecer e busque auxílio de bons profissionais.
Outro ponto é o canal de vendas. Uma vez estabelecida a comunicação e o cliente já manifestou o interesse de compra, por onde você dará seguimento à negociação? Prepare sua equipe ou esteja preparado para esse momento.
Lembre-se: faça tudo com semanas de antecipação para não ficar nada de última hora e, consequentemente, perder a venda.
3. Renove seu estoque com os produtos corretos
De nada adianta investir em uma boa campanha publicitária e preparar os canais de vendas corretamente se, por uma conta errada, mau planejamento ou mesmo por imprevisto, o estoque não bater com a demanda gerada pela Black.
Por isso, leve em consideração os dados informados anteriormente para o seu negócio. Investigue a procura de produtos e serviços para esse período e já solicite a reposição do seu estoque com antecedência para que, quando chegar a data — e até mesmo antes dela — você não passe por qualquer constrangimento ou apuro.
4. Escolha os melhores parceiros
Por fim, reponha seu estoque com um distribuidor de confiança. E para isso, pode contar com o Fujioka Distribuidor, que está no mercado há mais de 50 anos e tem em seu catálogo os produtos originais das maiores marcas do mundo.
Gostou desse conteúdo? Assine a newsletter e siga as redes sociais para ficar por dentro das próximas novidades. Até a próxima!