Sua empresa está preparada para a copa do mundo?

Quando o assunto é comércio, eventos e datas comemorativas são extremamente importantes e, independente do tema, a oportunidade de lucro é alta.

Em um país onde o futebol é considerado paixão nacional, por exemplo, aproveitar a Copa do Mundo Qatar 2022 para atrair clientes e potencializar as vendas pode trazer ótimos resultados.

E como planejar seu comércio para a Copa do Mundo? Garantindo produtos com maior potencial de vendas no estoque e ambientando sua loja de acordo com esse evento, por exemplo. Nesse texto, falaremos mais sobre:

4 dicas de planejamento estratégico
Melhores produtos da temporada
Controle de estoque

4 DICAS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A primeira coisa a se considerar é que, independente da área de atuação da sua empresa, é possível conectá-la com os eventos e datas comemorativas do momento. Vão aí 4 dicas para não errar na hora de planejar a sua campanha. Confira:


1 – Pensar com criatividade

Colete informações e expanda as possibilidades. Campanhas criativas têm alto poder de engajamento. A cultura da sua empresa deve ser o ponto de partida. 

2 – Pesquisar o comportamento do público

Conheça o comportamento do seu público e identifique o que ele precisa. Se você ainda não tem público-alvo definido, essa é uma excelente oportunidade para começar a defini-lo. Falamos mais sobre isso aqui.


3 – Minieventos

Ações de marketing, seja qual for o tamanho delas, também são um investimento que pode trazer ótimos resultados para o seu negócio. 


4 – Cenários instagramavéis

É praticamente impossível visitar algum lugar sem buscar um espacinho ideal para fazer aquele clique perfeito para as redes sociais. Invista nessas experiências para seus clientes. 

MELHORES PRODUTOS DA TEMPORADA

Especificamente para o comércio de eletrônicos, a 30ª edição do relatório Webshoppers fez um levantamento dos produtos mais vendidos no comércio eletrônico no Brasil durante a Copa do Mundo.
A pesquisa foi realizada em abril de 2014 e avaliou compras relacionadas ao Mundial, realizadas nos seis meses anteriores ao evento. Os itens com maior número de vendas foram:

TVs, home theaters e soundbars
Segundo Fernando Baialuna, diretor de negócios e varejo da GfK — Growth from Knowledge, uma empresa alemã voltada para estudos do mercado —, a sobreposição da Copa do mundo e da Black Friday deve ter um impacto positivo nas vendas desses itens durante o segundo semestre.

Freezers e frigobares
Em geral, eletrônicos e eletrodomésticos costumam ser bastante comercializados nesse período. Ainda relacionado ao aspecto de festividade, o crescimento das vendas de freezers e geladeiras (modelos verticais e horizontais) acompanham esse fluxo.

Smartphones, notebooks e tablets
Com os horários das 64 partidas marcadas para o período diurno, acredita-se que será grande o número de brasileiros que acompanharão as emoções do futebol pelo celular ou algum dispositivo móvel. Com a chegada do 5G, o cenário é ainda mais otimista.

PCs gamers e consoles
O futebol não é paixão nacional apenas nos campos, o mundo digital também fica aquecido com as vendas de games e jogos relacionados ao tema.

CONTROLE DE ESTOQUE

Além disso, organizar um estoque com antecedência é um dos passos mais importantes para garantir o quantitativo desejado. Portanto, existem alguns cuidados que se deve ter:

Negociação
É essencial negociar junto aos seus fornecedores e buscar bons preços que possibilitem aumentar vendas e garantir lucratividade. Fazer uma boa compra pode ser um diferencial que permitirá descontos e promoções para seus clientes.

Quantidade
E é claro, atente-se às quantidades. Conhecer bem o giro do estoque é fundamental na hora de fazer uma projeção de vendas sólida e não comprar em excesso ou em escassez.

Ferramentas
Muitas ferramentas podem te ajudar a fazer esse cálculo com o máximo de exatidão. Algumas são pagas, mas você pode explorar recursos gratuitos e intuitivos para facilitar a gestão do estoque. Confira 3 delas a seguir:

  1. Odoo

É um fornecedor de soluções integradas de gerenciamento empresarial, em que você pode encontrar recursos para otimizar a gestão de várias áreas da sua empresa tais como: logística, recursos humanos, vendas, estoque, entre outros. 

  1. Square for Retail

O Square for Retail inclui todas as ferramentas necessárias para administrar comércios varejistas. Com o Square for Retail, a sua empresa pode vender na sua loja física ou online.

  1. Zoho Inventory

O Zoho CRM possui soluções completas, desde o relacionamento com o cliente até o gerenciamento de estoque, para você poupar tempo e facilitar as tomadas de decisões em tempo real. 

Para adquirir produtos de primeira linha para a Copa do Mundo, você já sabe com quem contar. Aqui no Fujioka Distribuidor você encontra tudo o que procura, e ainda paga mais barato usando seu CNPJ. Continue acompanhando o conteúdo e siga as redes sociais para ficar por dentro de tudo.