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Passo a passo para vender muito em 2023

Se você trabalha com metas e foco no resultado, deve saber como é difícil alcançar bons números quando não existe um planejamento bem definido. É importante saber onde se quer ir. Mas quando se trata de obter crescimento de receita, uma comunicação concreta entre marketing e vendas é essencial.

Mesmo que sejam duas áreas distintas, elas são as engrenagens mais poderosas do seu sistema empresarial. Não existe vendas sem marketing, ao passo que não existe marketing sem vendas. Elas, na essência, foram feitas para trabalharem juntas.

Foto de Standret Freepik

O problema, no entanto, é que nem sempre essa prática é feita da forma ideal. O caminho de união existe: marketing passa leads para vendas e vendas, por sua vez, fecha os negócios. Contudo, não há troca e comunicação de informações constante entre essas áreas, como deveria acontecer. 

E é aqui que fazemos uma reflexão: se trabalhando quase separadas, essas duas áreas  já têm trazido resultados positivos, imagina se realmente trabalhassem juntas? 

E se essa parceria estiver prevista no seu planejamento para 2023?! 

A seguir trouxemos dicas que partem desse princípio e vão ajudar o seu negócio a faturar muito em 2023. Você vai ver por aqui:

  • Integração de marketing e vendas 
  • Definição de metas compartilhadas
  • Canais e estratégias de aquisição de clientes

Integração de marketing em vendas

Vamos refletir sobre o planejamento como um grande quebra-cabeças: cada peça representa as ações e estratégias que serão executadas. Sendo assim precisamos de vários tamanhos, não é mesmo?

O grande detalhe que você precisa levar em consideração é que, diferentemente do que muitos pensam, não vai existir as peças de marketing e as peças de vendas. Na verdade, cada uma das peças já é formada por uma combinação meio a meio: cada estratégia é formada pela união entre ambas.

Portanto, para manter uma operação com as áreas de marketing e vendas conectadas, é fundamental trabalhar com informações integradas em tempo real. 

Independente do software de gerenciamento de tarefas ou produtividade que a sua empresa utilize, o acesso às informações que podem ajudar no fechamento de vendas devem ser compartilhadas no menor espaço de tempo possível.  

Ou seja, cada estratégia ou ação deve ser feita de forma conjunta. 

Definição de metas compartilhadas

O processo começa a partir da definição da meta global para 2023, que deve ser compartilhada pelas duas áreas. 

Esse propósito macro, por sua vez, é desdobrado nas demais áreas operacionais do negócio, mas geralmente é descrito para marketing e vendas como o volume de novos clientes que precisam alcançar. 

A sua meta global precisa te desafiar, pois isso trará crescimento e também desenvolvimento para todo o time. Porém, é primordial se perguntar: a meta é, de fato, atingível? Existe capacidade de entrega para tanto?

Canais e estratégias de aquisição de clientes

Você já definiu sua meta compartilhada, certo? Agora é hora de tornar as ações palpáveis. Por maior que seja a estratégia, se ela for “quebrada” ao longo dos meses fica possível que as duas áreas andem juntas 

Existem vários canais de aquisição de clientes. Além de olhar para o que você já usa hoje e os novos que você poderá usar na sua estratégia, você precisará decidir entre crescer com os clientes da sua base atual (por meio do cross selling e do up selling, por exemplo), com o alcance de novos clientes ou com ambos.

Já podemos colocar a mão na massa?

Então que tal esse desafio: toda semana você vai encontrar aqui um conteúdo para te dar todo o suporte que você precisa para aumentar muito as suas vendas em 2023, mas para isso é preciso mãos à obra. 

Encarar cada passo de frente e executar as ações propostas, integrar seu time de vendas, criar metas que eles possam trabalhar juntos, se desafiar e definir juntos os canais de aquisição e estratégia de captação.

Temos um longo caminho pela frente, mas com esses 3 primeiros passos, você vai poder executar ações de captação e reaquecimento de base. Temos também o blog do Fujioka Distribuidor, completamente pronto para te ajudar, com conteúdo exclusivo para você. Acesse agora.