O setor varejista deve estar vibrando e em pânico ao mesmo tempo. Tudo por causa do último trimestre de 2022. E não é à toa. Já reparou quanta coisa está por vir?
Dia das Crianças, Black Friday, Copa do Mundo, Natal e Ano-Novo. Para o varejo, essas datas já têm um grande apelo mercadológico e terão ainda mais impacto com a Copa do Mundo.
🔎Leia também: Sua empresa está preparada para a Copa do Mundo 2022?
As expectativas são muito boas!
A Black Friday, que acontece na última sexta-feira do mês de novembro, representa um termômetro do consumo brasileiro. Mesmo não sendo um evento tipicamente brasileiro, a Black Friday foi incorporada ao calendário do varejo de forma que representa, para alguns segmentos, uma parcela importante do faturamento anual.
Quem é varejista sabe que a Black Friday não é a mesma coisa todo ano, mas as expectativas sempre são altas para a data. Segundo o portal Gente, a expectativa é de melhora financeira no segundo semestre para 62% dos consumidores. E esse otimismo reflete na vontade de planejar as compras de final de ano.
Com o planejamento correto, a sua empresa pode lucrar durante mais tempo.
Não é só o dia Black Friday que sustenta os indicadores dessas campanhas. Para a pesquisa da Nuvem Shop, 35% dos lojistas iniciam os planejamentos entre 1 mês e 15 dias antes, enquanto 33% se preparam com até 2 meses. Vale ressaltar que essa antecedência faz toda a diferença.
O que isso significa?
Campanhas que envolvem a preparação para a BF são ótimas para entender o comportamento e os melhores produtos para vender nessa época.
Pensando nisso, selecionamos 3 dicas de planejamento para aproveitar esse período e melhorar ainda mais as vendas da sua empresa, confira:
1. ESQUENTA BLACK FRIDAY
Outubro é um ótimo momento para fazer essa pré-campanha.
Não precisa fazer descontos que vão te prejudicar, mas é importante estabelecer uma conexão com seus clientes.
Que tal uma lista VIP? Gatilhos de exclusividade são ótimos para capturar leads e analisar qual produto pode ter melhor desempenho.
Já que estamos falando de gatilhos mentais, como a sua empresa vai se preparar para as vendas online? Esse é o nosso próximo tópico.
2. VENDAS ONLINE
E-commerce, marketplace ou mesmo atendimento pelo WhatsApp e redes sociais requerem uma estrutura mínima para garantir bons resultados. Mesmo que a sua empresa não venda completamente online, é muito importante observar esses canais de aquisição de clientes.
O comportamento dos consumidores mudou muito no mundo pós-pandêmico, e aproveitar o poder da internet pode ser o diferencial que a sua empresa precisa na Black Friday de 2022.
💡Saiba mais: Jornada Phygital. O conceito de consumo entre lojas físicas e digitais acelerado pela pandemia.
3. NÃO ESQUEÇA A COPA DO MUNDO
2022 vai ficar para a história.
Devido ao adiamento da Copa do Mundo, muitos eventos do calendário comercial acontecerão próximos um do outro, então vamos aproveitar.
Fique atento aos símbolos nacionais e principalmente aos equipamentos que podem estar ligados direta ou indiretamente a esse evento.
⚠ Não perca: Como lucrar com as super telas na copa do mundo?
E claro que antes de tudo é preciso montar um estoque com produtos que estarão em alta na data: smartphones, eletrodomésticos e produtos eletrônicos, como caixas de som Bluetooth, videogames, notebooks, entre outros. Tudo isso você pode comprar em uma só loja e com preços especiais para quem tem CNPJ no Fujioka Distribuidor.
Sempre temos novidades por aqui e nas nossas redes sociais. Nos siga e fique por dentro dos nossos conteúdos.