Ter um bom controle de estoque é essencial para o bom funcionamento da sua empresa, e aqui no Blog do Distribuidor Fujioka vamos falar do método Just In Time (JIT) e Just In Case (JIC).
São métodos que ajudam você a saber bem o que precisa ou não comprar, quais são os itens que precisam ser vendidos mais rapidamente, que oferecem um conhecimento maior do fluxo da empresa e das nuances do seu meio, incluindo aí o comportamento do cliente.
JUST IN TIME (JIT)
É um método de controle de estoque que propõe que a produção seja feita de acordo com a demanda específica de cor, modelo e características, buscando minimizar qualquer atraso.
Ele inverte a ordem comum e coordena a produção a partir da demanda, comprando apenas os produtos necessários, na quantidade necessária e no momento devido.
Sua meta é mesmo melhorar continuamente o processo produtivo por meio da redução de estoques e aumentar o seu lucro.
O JIT está diretamente relacionado com a produção pela demanda. Isto significa que é a partir da venda que todo o processo produtivo começa.
Este modelo de produção proporciona maior rapidez de resposta para o sistema, diminuindo o tempo gasto no processo, já que com a baixa manutenção de níveis do estoque os produtos podem ser mudados sem produzir grandes quantidades de produtos defasados.
VANTAGENS DO JUST IN TIME
- Aumento da qualidade do produto.
- Flexibilidade.
- Velocidade.
- Confiabilidade.
JUST IN CASE (JIC)
Esse método é aquele que acredita que é melhor sobrar do que faltar.É muito utilizado por empresas que não têm dados de históricos de vendas e, por isso, não conseguem fazer a previsão da demanda
Porém, é importante fazer essa projeção para evitar que os produtos fiquem defasados e tenham que ser descartados porque a validade expirou ou porque já são muito antigos, por exemplo.
A finalidade dessa técnica é manter o nível de estoque sempre alto e garantir que todos os pedidos sejam atendidos.
Os pontos positivos são a prevenção contra fatores negativos, como pedidos inesperados e urgentes, problemas com o transporte, maior procura de um determinado produto, entre outros.
Outra vantagem é permitir que a empresa ofereça vários produtos a pronta-entrega. Ou seja, o negócio está sempre preparado para vender e não se corre o risco de, de forma indireta, encaminhar o cliente à concorrência.
COMO ESCOLHER O MELHOR?
Para fazer a melhor escolha, é importante que você faça uma análise das necessidades e do cotidiano do seu empreendimento.
Além disso, verifique os produtos disponibilizados e veja se eles estão bem consolidados no mercado. Isso te auxiliará na estimativa da demanda e do ciclo de vendas.
Após essas análises, é possível definir qual modelo é mais adequado para suprir as necessidades do seu negócio.
Dicas de sistema integrado de gerenciamento aqui:
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