Novembro chegou, e com ele a contagem regressiva para os melhores dias de vendas no segmento do varejo. Neste guia, vamos te apresentar algumas estratégias que você precisa fazer para bater todas as metas da Black Friday.
Este guia é definitivo porque as ações precisam começar já, e esse pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para se destacar no mercado.
Você já ouviu falar do Marketing 360 graus?
Com tão pouco tempo para colocar as ações de marketing para funcionar, é super importante que a metodologia aplicada seja a mais assertiva possível.
E o Marketing 360 graus é a ferramenta que você precisa para aumentar a sua projeção de vendas explorando caminhos possíveis para o cliente chegar até você.
💡LEIA TAMBÉM: Sua empresa está preparada para a copa do mundo?
Uma estratégia ampla como essa tem como finalidade não canalizar todos os investimentos em um só caminho de comunicação. Ao invés disso, as ações de marketing de uma mesma campanha são articuladas para todos os canais com potencial de aquisição de leads/prospects e clientes.
De forma simplificada, uma campanha macro é “embalada” de forma diferente para cada fluxo de distribuição, podendo assim levar a mesma mensagem em vários formatos. Conheça alguns desses caminhos:
PLANEJAMENTO
Olha ele aqui novamente!
Tem muito conteúdo interessante sobre planejamento para a Black Friday aqui no blog, não deixe de conferir.
Aqui vamos falar especificamente sobre a jornada do cliente.
Nesse planejamento, o foco é o caminho que definimos até o momento da compra. O objetivo é específico para a campanha de Black Friday.
Defina a meta a ser alcançada e o público-alvo a ser atingido, crie um checklist de ações e acompanhe cada movimento diariamente.
💡Você precisa saber: O que esperar da Black Friday?
AUTOMAÇÃO DE MARKETING
Nutrir adequadamente os seus leads até que eles estejam no momento certo de compra é uma tarefa minuciosa que requer tempo, estratégia e análise.
A estratégia como um todo chama-se Inbound Marketing, falaremos mais sobre ela em outro conteúdo. Por ora, o que podemos extrair dessa metodologia é o disparo e a segmentação.
Se você não possui ferramentas de automação de marketing, vamos deixar aqui uma grande dica para começar a sua interação com os seus clientes:
- Seja por lista de transmissão nos aplicativos de mensagem ou mala direta no e-mail corporativo, o importante aqui é fazer uma contagem regressiva;
- Informe aos seus clientes que haverá oportunidade de bons negócios na Black Friday;
- Utilize gatilhos de escassez e urgência;
- Lembre-se que esses disparos não podem ser invasivos, utilize apenas listas de clientes ativos.
MÍDIAS PAGAS
Essa é a parte da estratégia que requer bastante cuidado, pois determina o sucesso ou fracasso dos resultados. Por se tratar de ações que envolvem investimento, a análise é fundamental.
Escolher os locais adequados para impulsionar os anúncios contribuem no fortalecimento da sua marca, estimulando ainda mais a presença e a interação dessa nos canais digitais.
Em meio às mudanças tecnológicas, ter presença digital pode significar um aumento significativo nas suas vendas ainda em 2022.
Portanto, avalie como moldar os seus anúncios de acordo com as plataformas específicas e analisar, sempre, de onde estão vindo as maiores interações. Esses dados são valiosíssimos na hora de definir o melhor orçamento para cada plataforma.
MARKETING DE CONTEÚDO
Marketing de Conteúdo é acima de tudo uma forma de criar autoridade.
Quando você fala sobre o seu produto e cria estratégias para ajudar o seu cliente a entender as dores deles, o seu negócio auxilia na segurança na relação com o cliente.
O comportamento do público mudou nos últimos anos. Isso aconteceu porque antes de comprar, o consumidor pesquisa muito sobre o produto e as marcas que o oferecem.
Quem oferece mais informação relevante e soluciona as maiores dúvidas tem mais chance de ganhar a confiança do seu público-alvo e fidelizar essa relação.
REDES SOCIAIS
Mais importante do que postar sempre é postar o conteúdo certo.
As pessoas usam as redes sociais para dois propósitos: se informar e se entreter.
Em qual dessas finalidades o seu produto pode gerar conteúdo?
Para as redes sociais, a estratégia tem de ser focada. Se o objetivo é vender mais na Black Friday, conduza a sua audiência para esse fim.
Alguns pontos podem ser explorados como fonte de inspiração para postagens que vendem:
- Responder os questionamentos mais comuns sobre os produtos;
- Apresentar os benefícios e pontos fortes dos produtos;
- Depoimentos e cases de sucesso ajudam muito na hora da tomada de decisão do cliente;
- O tema Copa do Mundo não pode faltar.
Explore assuntos do momento e não deixe de responder às interações. As redes sociais têm a finalidade de aproximar o seu negócio dos seus clientes, então crie esse elo de forma efetiva e garanta cada vez mais vendas neste canal.
Agora é hora de mãos à obra! Ainda dá tempo de criar uma campanha 360 graus para bater todas as metas nessa Black Friday.
E de preferência, não esqueça o verde e o amarelo. A copa já está aí e será um grande encontro para o setor do varejo. Copa do Mundo e Black Friday juntas em novembro não tem como dar errado. Confira aqui um insight super interessante de Roberta Tibery, Gerente de Marketing do Fujioka Distribuidor, acerca do tema.
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